NECO GARCIA

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O que ocorre no cérebro feminino durante um orgasmo?

É a pergunta feita durante anos por neurocientista Barry Komisaruk, da Universidade de Rutgers (EUA). Segundo conta na última edição da revista Journal of Sexual Medicine, em seu último estudo para averiguá-lo, colocou 11 mulheres de diferentes idades em um escâner de ressonância magnética nuclear e convidou-as a auto estimular o colo uterino, o clitóris, a vagina e os mamilos, separadamente.
As imagens cerebrais revelaram que durante o orgasmo acontecia um aumento em zonas diferentes do córtex sensorial nos três primeiros casos. E que ao estimular os mamilos, além das áreas do tórax, eram ativadas regiões cerebrais correspondentes aos genitais, o que confirma que estimular os mamilos também pode sim conduzir a um orgasmo feminino.
Em um orgasmo, o córtex sensorial cerebral é o primeira em reagir. Mas depois, a atividade estende-se ao sistema límbico e, finalmente, atinge o hipotálamo, que libera oxitocina, o hormônio vinculado ao prazer.
Segundo Komisaruk, entender e controlar as áreas do cérebro que produzem sensações prazerosas pode ajudar a tratar mulheres frígidas, depressão, vícios e inclusive a obesidade.







0 comentários: